Pouco tempo atrás, fantasiávamos que no futuro conversaríamos com pessoas que estão a quilômetros de distância, veríamos seus rostos em tempo real e qualquer lugar do mundo estaria a um clique. Pois esse futuro chegou, e as novas tecnologias permitem até que a milenar prática da meditação seja feita online.
No YouTube, uma busca por “meditação guiada” resulta em uma série de vídeos em que facilitadores orientam e ensinam técnicas meditativas. Aplicativos nos celulares cumprem a mesma função. No site da ONG Peace Revolution, um programa de desenvolvimento pessoal gratuito de 42 dias leva o usuário por um percurso evolutivo na prática da técnica dhammakaya de meditação, que leva a consciência para o centro do corpo.O programa utiliza vídeos em inglês ou espanhol gravados por monges budistas residentes no templo da ONG na Tailândia. “As primeiras sessões começam com instruções de relaxamento. Depois, a pessoa vai sendo conduzida para desenvolver o sentimento de um total conforto consigo mesma. A partir daí, vêm as sessões que chamamos de ‘love and kindness’, para desenvolver paciência e compaixão”, conta a coordenadora da ONG na América Latina, Raphaela Simões.
Dia a dia. O usuário deve preencher um diário de meditação no qual reporta, dia a dia, como foi sua sessão. “A pessoa conta quais foram as dificuldades, os sentimentos que surgiram, se teve dor em algum lugar, como se sentiu ao fazer a meditação. Os relatórios são respondidos pelos ‘peacecoaches’ (treinadores da paz, em livre tradução), que orientam e dão dicas de como melhorar os desconfortos e aproveitar melhor as sessões”, comenta Raphaela. Para participar desse programa, os interessados precisam somente de uma conexão à internet.“Descobri o programa pela postagem de uma amiga em uma rede social e achei muito interessante, porque já estava buscando um guia para meditar havia bastante tempo”, conta o educador ambiental Ricardo Thaler, 24.Ele, que já percorreu duas vezes o caminho de autoconhecimento proposto pelo site, ressalta diversas vantagens trazidas pelo método. “Apesar de ser o mesmo programa, foi um processo contínuo. Tive percepções diferentes da segunda vez. Além disso, a flexibilidade e a acessibilidade do programa é muito interessante. Se eu tivesse que ir a um lugar fixo por 42 dias para meditar, provavelmente não iria. Mas fazer isso na minha casa ou em qualquer lugar que eu estiver é uma grande vantagem”, analisa.
Pelo site da Peace Revolution também é possível marcar sessões virtuais de meditação guiada coletivas. No dia e horário marcados, em uma conferência pelo Skype, um monge tailandês orienta os participantes na técnica da meditação e fala um pouco sobre a importância da prática.
Programa
Gratuito. Para fazer o programa online, basta acessar o site www.peacerevolution.net (em inglês). No menu “Activities”, é só escolher a opção “Self development” e começar.
Fonte: O Tempo